IPI Iepê

Início:
Em 1917, chegaram a Três Coqueiros, Município de Conceição do Monte Alegre, (hoje é Paraguaçu Paulista), Estado de São Paulo, os irmãos João Rufino Sant’Ana, José Augusto Galvão e Francisco Bertholdo Vieira, membros da Igreja Presbiteriana Independente de Dourados. Nessa ocasião também chegaram ao local os irmãos José Lino Sant’Ana, João Antônio Rodrigues e Anfrizio Rodrigues, membros da então Igreja Presbiteriana Sinodal (hoje Presbiteriana do Brasil). Atraídos pelas riquezas do solo desta terra os irmãos se estabeleceram com suas respectivas famílias.
As primeiras reuniões e assistências pastorais:
Logo os irmãos sentiram necessidade de um momento de reflexão e adoração ao Senhor, e começaram a se reunir todos os domingos nas casas uns dos outros. Entre 1918 e 1919 os irmãos receberam as visitas dos Revs. Manoel de Brito e Isaac do Valle que aqui chegaram, respectivamente, para fortalecer os irmãos que se congregavam em Três Coqueiros.
A organização:
Em 1920, a Junta de Missões Nacionais da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, enviou o Rev. Elias José Tavares para assumir o campo de Assis. Nesse mesmo ano, no mês de agosto, o Rev. Elias visitou os irmãos de Três Coqueiros. Após a realização desta visita, o Rev. Elias constatou que o número de irmãos independentes subira para 56 e que o número de Sinodais para 12, e que os irmãos se encontravam desejosos pela organização de uma igreja em Três Coqueiros. Tendo sido consultado o Presbitério do Sul, este nomeou uma Comissão para proceder a organização de uma nova Igreja, a qual ficou assim constituída: Rev. Elias José Tavares e Presbíteros Delfino Augusto de Moraes, José Ferreira da Silva e Theófilo Ribeiro de Castro.
Aos dezessete dias do mês de abril de 1921, às 12 horas, na residência do irmão Tertuliano Machado Coutinho, no lugar conhecido como Água dos Patos, o Senhor Presidente Rev. Elias José Tavares e o Presbítero Theófilo Ribeiro de Castro, assumiram a liderança da Igreja Presbiteriana Independente de Três Coqueiros. A Igreja foi organizada com 74 membros maiores os quais, em Assembléia, elegeram o Conselho que assim ficou formado: Presbíteros Luís Duque Estrada, Tertuliano Machado Coutinho e Francisco Bertholdo Vieira. O primeiro Pastorado da Igreja foi assumido pelo Rev. Elias José Tavares que permaneceu até o final do ano de 1921.
A Igreja e a Cidade:
Contudo, a Igreja de Três Coqueiros, ainda não possuía um templo definitivo e continuava se reunindo na residência do Presbítero Tertuliano M. Coutinho. Mas surgiu um novo horizonte: a criação de um novo patrimônio nas imediações de Três Coqueiros. O Patrimônio o qual recebeu o nome de Patrimônio da Liberdade, foi criado com o objetivo de ser um lugar onde os crentes pudessem gozar de liberdade e direitos assegurados. Muitos irmãos se estabeleceram nesse Patrimônio, então a Igreja começou a se reunir na Escola Pública. Somente em 1928 é que ficou pronto o templo de madeira, o qual estava sendo planejado desde 1924.
Liberdade = Iepê:
Em 1928 a Igreja de Três Coqueiros muda de nome para Igreja Presbiteriana Independente de Iepê, pois o Patrimônio da Liberdade teve o seu nome traduzido para "Iepê" que na língua indígena significa Liberdade.
Pastor titular:
Rev. Juliano Sanchez Lopes
 
Pastor auxiliar:
Rev. Rodrigo Gasque Jordan
 
 
 
 
Organizada em 17 de abril de 1921